Assine

Selecionado entre 104 candidatos

7MARGENS recebe financiamento europeu para projeto jornalístico em Trás-os-Montes

O jornal digital 7MARGENS foi um dos 25 meios de comunicação social selecionados em toda a Europa para beneficiar de um financiamento que tem por objetivo ajudar os média a servir comunidades locais que residam em áreas consideradas “desertos noticiosos”. Este apoio, no valor de 30 mil euros, irá permitir ao 7MARGENS iniciar um novo projeto jornalístico para servir a comunidade de Trás-os-Montes: o 7MONTES.

Com data de lançamento prevista para o início de janeiro de 2024, o 7MONTES irá aproveitar a plataforma e a experiência já existentes do 7MARGENS para criar uma realidade noticiosa regional nos distritos de Bragança e Vila Real, distritos de  baixa densidade populacional e de pouca diversidade noticiosa. 7MONTES terá um site e uma newsletter próprios e  acessíveis a todos os atuais assinantes do 7MARGENS que assim o desejarem. O financiamento europeu permitirá a contratação de dois jornalistas locais e o desenvolvimento de ferramentas específicas que visam contribuir para a coesão inter-regional e mostrar a todos que o aparente deserto de notícias é na verdade uma mina de narrativas valiosas e estilos de vida diversos. Dentro em breve, a direção do 7MARGENS divulgará mais pormenores sobre este novo projeto.

Atribuído no âmbito do programa Local Media for Democracy (LM4D), cofinanciado pela União Europeia (UE), este apoio será não apenas financeiro, mas também de “mentoria” e “capacitação organizacional”.

Para a seleção dos média a apoiar, o júri teve em consideração o primeiro estudo alguma vez realizado sobre os desertos noticiosos na UE, conduzido pelo Centro para o Pluralismo e a Liberdade dos Meios de Comunicação Social (CMPF), cujo relatório final será publicado no início do próximo ano.

No total, candidataram-se 104 meios de comunicação social e 41 equipas de jornalistas provenientes de 22 países europeus. Em Portugal, além do 7MARGENS, foram selecionados para receber financiamento outros dois meios de comunicação: o Sul Informação (jornal digital sedeado em Faro) e o Região de Cister (jornal local de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós).

“[Estes] projetos…contribuirão para o desenvolvimento dos meios de comunicação social e da democracia. Este é um momento difícil de mudança para os meios de comunicação regionais, uma vez que a forma de atingir o público, bem como os princípios de criação e distribuição de conteúdos, estão a mudar significativamente”, afirma o júri da iniciativa esta segunda-feira, 18 de dezembro, no comunicado de divulgação dos projetos selecionados.

O Local Media for Democracy é um projeto de 18 meses cofinanciado pela União Europeia e lançado por um consórcio de parceiros: o Journalismfund Europe, o Centro para o Pluralismo e a Liberdade dos Meios de Comunicação Social (CMPF), o Apoio Internacional aos Meios de Comunicação Social (IMS), e a Federação Europeia de Jornalistas (EFJ). Até ao momento, o projeto LM4D apoiou um total de 42 meios de comunicação e/ou grupos de jornalistas com mais de um milhão de euros.

O 7MONTES irá aproveitar a plataforma e a experiência já existentes do 7MARGENS para criar uma realidade noticiosa regional nos distritos de Bragança e Vila Real. Foto © Direitos reservados

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!