Assine

Cinco meses depois

7MONTES: novas facilidades para poder ter futuro

Jorge Wemans é editor do 7MONTES. Foto © DR

Nos próximos dias sempre que visitar o site do 7MONTES vai ver o convite para subscrever a Newsletter semanal gratuita do nosso jornal. Vai encontrar também o símbolo (um sino em fundo vermelho) em que terá de carregar para receber um alerta no seu browser de cada vez que publicamos uma notícia. Criámos ainda outras facilidades para divulgar o conteúdo do jornal aos seus amigos e conhecidos. E continuamos interessados em que nos diga o que pensa sobre o que temos feito.

Debaixo do título de cada notícia, logo a seguir à data e ao nome do autor, colocámos a leitura automática que pode acionar sempre que lhe for mais conveniente ouvir do que ler as nossas reportagens, entrevistas e informações. Esta é também uma facilidade que permite divulgar as nossas publicações a quem por diversas razões tem menor disponibilidade para as ler, mas pode estar interessado em tomar conhecimento delas, ouvindo-as.

Em termos de audição tornámos também possível escutar todos os podcasts que até agora editámos. Pode fazê-lo, quer pressionando a palavra Podcast na nossa página inicial quer visitando o endereço https://podcasters.spotify.com/pod/show/7montes

Este mês de maio é o último em que contamos com o apoio do programa Local Media for Democracy do Journalismfund Europe pelo que o futuro do 7MONTES está inteiramente nas mãos dos que em Trás-os-Montes o sintam como necessário. E é sobre isso que precisamos ouvir a voz de quem nos lê. Pode entrar em contacto connosco através do formulário “Quero colaborar com o 7MONTES” presente na nossa página principal, ou escrevendo-nos através para o mail: 7montes@7montes.pt

Precisamos, para desenhar o futuro deste projeto, saber se têm lido e partilhado as nossas notícias, se o que até agora concretizámos tem interesse para a região, se vale a pena continuarmos e que sugestões têm para o futuro. Acolheremos com agrado, quer as vossas sugestões e críticas quer a vossa disponibilidade para utilizar o7MONTES como veículo de divulgação da vossa opinião.

Um projeto com futuro?

Durante estes primeiros cinco meses de existência procurámos realizar um jornalismo de qualidade marcado pela proximidade às pessoas, dando protagonismo aos que em Trás-os-Montes preservam as tradições, fomentam a inovação, criam novos futuros para as pessoas e o território, dinamizam os lugares e as comunidades, tornando mais viva a cultura que os caracteriza.

Definimos uma identidade gráfica, montámos um site, criámos um conselho editorial, selecionámos e treinámos dois jornalistas locais e assegurámos o report com os financiadores europeus. Nestes primeiros cinco meses divulgámos mais de uma centena de artigos, sete reportagens áudio, uma dezena e meia de fotogalerias e vinte edições da Newsletter semanal e, através da Agenda, demos atenção a muitas iniciativas no território.

Gostaríamos de reunir as condições mínimas para desenvolver nos próximos meses o jornalismo que nos caracteriza, enraizando o 7MONTES na região, de tal modo que se torne o veículo natural de comunicação daqueles que têm pouca voz e menos presença nos media locais.

Este é o desafio.

Só o venceremos se um grupo forte de transmontanos fizer seu este jornal nele participando ativamente e gostando de trazer outros para esta viagem.

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!