Assine

VIII Festival Literário de Bragança

A festa da palavra, da leitura e da fotografia

Estefânia Surreira, a primeira interveniente do Festival Literário de Bragança de 2024. Foto © Rúben Castanheiro
Estefânia Surreira, a primeira interveniente do Festival Literário de Bragança de 2024. Foto © Rúben Castanheiro

Está dado o arranque do VIII Festival Literário. De 22 a 25 de maio, Bragança acolhe, em diferentes espaços da cidade, várias conversas, sobretudo focadas nos 50 anos do 25 de Abril, que incluirão os “miúdos e os graúdos” da região. É “a festa da leitura e da palavra”, como disse Fernanda Vaz Silva, vice-presidente da câmara, no início da primeira sessão da manhã, dedicada às crianças.

Depois, foi a vez de Estefânia Surreira, escritora, tomar o palco do Auditório Paulo Quintela, para, com o seu canto lírico, dar asas à imaginação das crianças. Para ela, foi um momento especial, uma vez que apresentou pela primeira vez, em Bragança, a sua primeira obra literária, O Canto da Serra-Mãe, lançada em novembro de 2023. “É uma honra, uma alegria e sobretudo, um voto de confiança de quem organiza este festival”, disse Surreira, recordando que o seu gosto pela escrita nasceu do gosto pela leitura, ao qual alia o canto lírico:

“Parecem coisas distantes umas das outras, mas não são. É algo que se vai interligando. O canto ajuda a voz, ajuda a projetar, a respirar e, acima de tudo, pode estar presente nas histórias. Por isso, não são coisas estanques.”

Apesar de o seu conteúdo não ser só direcionado para as crianças, Estefânia considera esse público, o mais “imprevisível”: “Há uma coisa que eu gosto muito nas crianças, a espontaneidade. Porque ainda não tem limites, nem barreiras. Estão sempre carregados de ideias e têm uma criatividade que nunca mais acaba. Contar histórias a uma criança é aceitar que não há qualquer tipo de fronteiras.”

Fernanda Vaz Silva, durante a sua intervenção, na primeira sessão da manhã. Foto © Rúben Castanheiro
Fernanda Vaz Silva, durante a sua intervenção, na primeira sessão da manhã. Foto © Rúben Castanheiro

Fernanda Vaz Silva, em conversa no final da primeira sessão com o 7MONTES referiu que: “Este ano, como nos anos anteriores, esperamos que o festival corra bastante bem. Que possa cumprir o seu propósito – celebrar a palavra e a comunicação em liberdade – porquanto o mote são os discursos literários dos 50 anos do 25 de abril e vão ser apresentados vários trabalhos em torno desse assunto.” A autarca realçou também a maior envolvência das pessoas especificando que, por exemplo, tem reparado que “vários alunos começam a deslocar-se às atividades do festival por iniciativa própria e não só acompanhados pelos pais ou pelos professores”.

Avelina Ferraz, durante a sua intervenção, na segunda sessão da manhã. Foto © Rúben Castanheiro
Avelina Ferraz, durante a sua intervenção, na segunda sessão da manhã. Foto © Rúben Castanheiro

Na segunda sessão da manhã do dia 22 de maio, o auditório contou com a presença de Avelina Ferraz, editora e promotora da Lusofonia, que está em contacto direto com autores que pertencem à comunidade lusófona. Para a editora “este festival tem uma importância muito grande, sobretudo nas áreas da educação, da identidade e da memória, porque é através da narrativa, dos livros e das palavras, que se perpetua essa memória”. Em relação ao tema principal deste ano, Avelina reforça a ideia do “pensamento”, dado que a recordação do 25 de Abril “vem trazer uma abordagem diferente, através da literatura, que é pensarmos na liberdade, na democracia, valores pelos quais, há 50 anos, várias pessoas lutaram”.

Até 25 de maio, vários oradores e escritores pisarão anfiteatros, escolas e agrupamentos, com a premissa de dar ainda mais ênfase, não só aos 50 anos do 25 de abril, mas também à importância da escrita e das palavras, bem como da memória visual, no mundo atual. De facto, nesta edição do festival, além da escrita e da leitura, haverá também espaço para os relatos fotográficos.

7MONTES é financiado pelo programa Local Media for Democracy do Journalismfund Europe www.journalismfund.eu

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!