Assine

De 14 e 16 de junho

Alijó celebra os vinhos e os sabores dos altos

Vinho é um dos produtos à prova neste fim de semana em Alijó. Foto © CM Alijó

Alijó acolhe, neste fim de semana, a Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos, “um dos eventos-âncora do Douro, que representa muito mais do que uma simples celebração dos vinhos da região”. “É uma oportunidade única para conhecer um lado diferente do Douro e a personalidade única dos vinhos produzidos em cotas mais elevadas, entre os 500 e 700 metros de altitude”, explica o autarca de Alijó, José Paredes.

É no Planalto de Alijó que nascem “vinhos únicos e distintos, mais frescos, de qualidade superior e com grande potencial de guarda”, que complementam a oferta de vinhos produzidos nos socalcos da Região Demarcada. “Continuamos a apostar em mostrar ao mundo que o Douro também produz vinhos de excelência nas cotas mais altas, com grande qualidade e com uma personalidade única”, defende o presidente.

Os Vinhos dos Altos, que nascem neste território, expressam, segundo o autarca, “a paixão dos seus produtores, que se reflete em cada garrafa”. “Aquilo que de melhor se faz neste território resulta de uma harmoniosa combinação entre tradição e inovação, entre respeito pelo passado e criatividade virada para o futuro”, realça José Paredes.

O concelho de Alijó tem uma das maiores produções de vinho da Região Demarcada do Douro. Na última campanha, foram aqui produzidos cerca de 24 milhões de litros de vinho, segundo dados do Instituto do Vinho e da Vinha (IVV). Cerca de 80% a 90% da faturação do concelho tem origem no setor vitivinícola, o que comprova o importante peso económico do vinho na região, com repercussão ao nível do turismo.

Na feira deste ano estarão presentes cerca de meia centena de produtores de vinho, de pequena, média e grande dimensão, assim como expositores de outros produtos da região, como o azeite, o pão, a bola de carne, o mel, ou os frutos secos.

A cerimónia de inauguração deste evento que celebra os vinhos, os sabores e o território do concelho de Alijó terá lugar nesta sexta-feira, às 18 horas, e será presidida pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.

7MONTES é financiado pelo programa Local Media for Democracy do Journalismfund Europe www.journalismfund.eu

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!