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Cut Out nasceu em Bragança

Arte em madeira é “homenagem à região”

É no aproveitamento da técnica e da tecnologia de corte de MDF, material sob forma de painel de fibras de madeira, utilizado para maquetes de arquitetura, que a Cut Out constrói peças de arte que visam promover a fauna, a flora, o património e as tradições de Trás-os-Montes, em especial do Nordeste Transmontano.

Catarina Afonso e Mário Ortega na loja em Bragança, na Rua Alexandre Herculano. Foto © Filipe Ribeiro

Mário Ortega é arquiteto da Morphopolis, empresa com atelier em Bragança, mas é através da Cut Out que, juntamente com Catarina Afonso, designer, aplica a técnica e as ferramentas da sua área de formação para criar peças de artesanato com um rasgo de contemporaneidade. É na oficina de arquitetura, instalada na Rua José Alves de Mariz, em Bragança, que projetam e cortam peças de vários tamanhos, a maioria em MDF, que depois ganham a forma de animais da região, em 3D, como o burro e a vaca de Miranda, o Cão de Gado Transmontano, mas também espécies cinegéticas como o javali, o veado ou a raposa. Que podem ser imans, porta-chaves ou meramente decorativos.

“Depois de procurar as espécies de animais mais relevantes da região, tentamos perceber as características específicas de cada um, por exemplo da Vaca Mirandesa e não da vaca comum”, explica ao 7MONTES Mário Ortega.

Após uma primeira experiência junto do público na época do Natal de 2021, a loja abriu, com “boa recetividade”, em 2022, na Rua Alexandre Herculano, no centro nevrálgico da cidade. A ideia, no entanto, tinha surgido em 2019, pouco antes da pandemia de Covid-19. “O objetivo era aproveitar o facto de termos um conjunto de máquinas de corte utilizadas para fazer as maquetes de arquitetura, para desenvolver peças nossas, capazes de perpetuar a identidade de Trás-os-Montes”. No entanto, o confinamento obrigou ao adiamento do projeto, já que a empresa passou a dedicar-se à produção de viseiras, cuja procura aumentou consideravelmente nos meses que se seguiram.

Só “a partir do momento em que se levantaram as restrições resultantes da pandemia” é que Mário Ortega e a equipa se começaram “a focar mais na marca Cut Out”. “O que tentamos fazer foi encontrar produtos que constituíssem uma homenagem à região. Começamos a descobrir as espécies autóctones, a fauna, a flora, o património edificado, as tradições… e construímos um conjunto de peças de homenagem a esse património”.

Projeto produz peças em madeira, como presépios, animais, plantas e joalharia. Foto © Filipe Ribeiro

Além da das peças inspiradas em animais, a Cut Out já produziu presépios sob a forma de frutos secos da região, como a castanha ou a amêndoa, mas também artigos utilitários para a casa, como bases de copos ou garrafas, jarras, tabuleiros de pegas, marcadores de mesas, argolas de guardanapo e tábuas de madeira. O material preferencial com que trabalham é o MDF, “que é o desperdício da madeira de carpintaria, posteriormente compactado”, mas também há peças em MDF revestidas em madeira, com castanho, carvalho ou pinho, ou em madeira maciça, no caso das tábuas de cozinha. As peças são sempre terminadas em cera de abelha, o que revela uma “forte preocupação ecológica e ambiental”.

Recentemente, a Cut Out apostou também na valorização da tradição local, associando-se à Feira das Cantarinhas de Bragança. “Através desta técnica contemporânea, recriamos uma peça tradicional da cantarinha de Pinela, mas em MDF. Pintadas à mão ou na cor da madeira natural e em vários tamanhos”, refere Mário.

Do portefólio da Cut Out fazem parte peças de “joalharia sustentável”: brincos, anéis ou colares, feitos com a mesma técnica e o mesmo material. O acabamento é todo o ele artesanal. E, além da loja física, repleta de artigos de decoração e peças de arte contemporânea, a empresa dispõe, ainda, de loja online.

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Cut Out recriou tradicionais cantarinhas de Pinela. Foto © Filipe Ribeiro

7MONTES é financiado pelo programa Local Media for Democracy do Journalismfund Europe www.journalismfund.eu

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