Assine

Iniciativa revivalista em Chaves

Barcas regressaram ao Tâmega

Corrida de Barcas regressou ao rio Tâmega, em Chaves. Foto © CM Chaves

No contexto de uma recreação lúdica, 80 corajosos “barqueiros” em grupos de quatro elementos distribuídos por 16 equipas fizeram-se ao rio Tâmega, em Chaves, no fim-de-semana de 25 e 26 de maio. A prova realizou-se em três mangas, entre a Ponte de São Roque e a Ponte Romana. Um percurso curto, mas de grande entusiamo e animação para todos, dentro e fora do rio.

As barcas regressaram ao rio Tâmega com o objetivo de recuperar uma tradição local e dar a conhecer uma atividade económica fundamental para o sustento das famílias flavienses em tempos idos: o transporte de mercadorias e pessoas pelo rio por meio de “barcas chatas”.

Nuno Vaz, presidente da Câmara de Chaves, enalteceu a “vontade popular” que permitiu recuperar a iniciativa, bem como a vocação revivalista da mesma, ao “perpetuar as antigas tradições locais e atualmente desconhecidas por muitos”. Conferindo-lhe um caracter lúdico e recreativo, o autarca quis chamar a atenção dos mais jovens para uma das atividades que se realizava no século passado, com uma “função tão importante e utilitária”.

A iniciativa de realizar a prova das barcas – que incluiu a sua construção – resultou da vontade popular, pois foi uma proposta que venceu a componente de “ação imaterial” numa das edições do Orçamento Participativo de Chaves.

7MONTES é financiado pelo programa Local Media for Democracy do Journalismfund Europe www.journalismfund.eu

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!