Assine

106 anos da Batalha da La Lys

Casa-Museu homenageia soldado Milhais que vale milhões

Há precisamente 106 anos, o soldado Aníbal Augusto Milhais distinguia-se pela sua coragem ao proteger, com a sua metralhadora pesada e quase sozinho, a retirada das tropas portuguesas perante a ofensiva alemã naquela que ficou conhecida pela Batalha de La Lys (Flandres). A coragem então demonstrada pelo soldado Milhais valeu-lhe ser rebatizado como soldado Milhões, ser condecorado e ter hoje a casa em que viveu transformada em casa-museu a ele dedicada.

Fugura do Soldado Milhões patente na casa-museu. Foto © Filipe Ribeiro

Em Valongo de Milhais (aldeia do concelho de Murça que, por causa dele, mudou de nome em 1924), a casa onde nasceu Aníbal Augusto Milhais foi convertida num centro interpretativo onde é possível conhecer a sua história, a vida na aldeia desde o princípio do século XX e os momentos que marcaram a I Grande Guerra.

A casa-museu, inaugurada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, há precisamente um ano, alvo de um investimento de cerca de 300 mil euros, “possui um espaço aberto com imagens e elementos multimédia que transportam os visitantes numa viagem à época em que viveu o soldado raso”. Ali estão expostas fotografias da família, de soldados portugueses na I Grande Guerra, incluindo do próprio soldado Milhões, e algum acervo pessoal do antigo militar português, o mais condecorado de todos, falecido em 1970.

É ainda possível conhecer algumas réplicas de armamento, entre outros objetos militares, que remetem para este período da história, assim com uma maquete das trincheiras, com um cenário de guerra à escala, que permitem situar o visitante no tempo e no espaço. Para Mário Artur Lopes, presidente da autarquia, em declarações ao 7MONTES, a casa é “uma homenagem à memória que o soldado Milhões representa: um herói da Grande Guerra”, lembrando a “simplicidade e humildade” de um homem “de uma coragem inabalável.”

Casa-museu do soldado Milhões em Valongo de Milhais. Foto © Filipe Ribeiro

“Tu és Milhais, mas vales milhões!”

Estamos na madrugada de 9 de abril de 1918, em plena Primeira Guerra Mundial. A segunda divisão do Corpo Expedicionário Português (CEP) acaba de ser completamente dizimada pelo exército alemão durante a Batalha de La Lys, na Flandres. No entanto, no meio do caos, há um soldado que se destaca: Aníbal Augusto Milhais.

Sozinho na trincheira, apenas munido da sua arma, uma metralhadora Lewis (conhecida pelos soldados como Luísa), enfrentou sozinho as colunas alemãs que insistiam na ofensiva, permitindo a retirada de soldados portugueses e ingleses para posições mais defensivas na retaguarda. Quatro dias após o início da batalha, encontrou um médico escocês que salvou de morrer afogado. Foi este médico, para sempre agradecido, que deu conta ao exército aliado dos feitos do soldado transmontano.

Regressado a um acampamento militar, o comandante Ferreira do Amaral, oficial do exército português, tomou conhecimento do feito heroico de Milhais e disse, dirigindo-se a ele: “Tu és Milhais, mas vales milhões!”. O nome ficou, tendo sido mais tarde adotado como apelido pela família do militar.

A história do solado Milhais, ou Milhões, veio a ser divulgada intensamente junto do grande público, em parte para contrabalançar o enorme desastre que caracterizou a participação do CEP na I Guerra Mundial. Fruto da valentia demonstrada na ocasião e dessa notoriedade, o soldado Milhões recebeu diversas condecorações. Daí que seja o soldado português mais condecorado da I Guerra Mundial e o único soldado português condecorado com a mais alta honraria nacional, a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

Após a guerra, Milhões regressou à sua terra natal, que de simples Valongo, passou a ser Valongo de Milhais, tornou-se agricultor, casou e teve nove filhos, sete dos quais chegaram à idade adulta. Morreu aos 75 anos em Valongo de Milhais, aldeia que o viu nascer em 1895.

Peças militares patentes na casa-museu, como alusão à Grande Guerra. Foto © Filipe Ribeiro

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!