Assine

Catecismo apresentado em Roma

“Catequese com adultos é um desafio e representa uma prioridade”

Depois de Lisboa e Madrid, a cidade de Roma recebeu o terceiro encontro entre Comissões Episcopais da Catequese de Espanha, Itália e Portugal, durante o qual a Comissão Episcopal para a Evangelização, Catequese e Catecumenado de Espanha apresentou um “novo catecismo para a catequese dos adultos”. “Este é um ótimo documento que a par da tradição que a Itália mantém na catequese com os adultos, pode ajudar-nos, em Portugal, a fazer caminho e a aprender com eles”, destacou o bispo de Vila Real, António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) da Conferência Episcopal Portuguesa.

Para o bispo português, o balanço deste encontro, que decorreu nos dias 23 e 24 de abril, é muito positivo: “Foi a terceira vez que nos encontrámos e pudemos partilhar o trabalho que a catequese desenvolve nas várias realidades do sul da Europa. Foi um tempo muito proveitoso para abordarmos as preocupações comuns e os desafios que temos”, afirmou, citado pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã.

“O encontro ajudou-nos a perceber o caminho a percorrer em conjunto, não nos iludindo com o que temos e não nos deixando abater por alguma adversidade que surja”, acrescentou.

António Augusto Azevedo considera que Portugal “apresenta algum atraso neste campo da evangelização” em relação a outras “experiências já implantadas”, e afirma que não tem dúvidas de que a “catequese com os adultos é um desafio importante na Europa” e “representa uma prioridade para o futuro da catequese”. “Vamos trabalhar no nosso país, com ânimo”, afirmou. Para o próximo ano catequético, está já marcado um novo encontro, que vai realizar-se em Espanha.

Texto publicado por Sete Margens.

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!