Assine

Valpaços

Congresso Nacional do Azeite debate preços ao consumidor e alterações climáticas

7º Congresso Nacional do Azeite decorre a 17 de maio. Foto Filipe Ribeiro

No dia 17 de maio, o 7º Congresso Nacional do Azeite vai tomar conta de Valpaços. O “maior debate nacional sobre o setor Olivícola e Oleícola”, no qual vão participar duas dezenas de oradores nacionais e internacionais, vai discutir os preços do produto e da produção, as alterações climáticas e o turismo associado à olivicultura.

“Desde o ano 2000 que a produção nacional de azeite mais do que quintuplicou e as exportações aumentaram 12 vezes, ultrapassando a fasquia dos mil milhões de euros em 2023”, refere ao 7MONTES Gonçalo Morais Tristão, que preside ao Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), entidade que organiza o encontro.

“Por outro lado, em todo o mundo, o preço do azeite aumentou de forma exponencial nos últimos meses, transformando-o no novo ‘ouro verde’”, adianta o responsável, que considera o azeite português “um produto de excelência, com importância social e económica” para o país.

Entre os temas em cima da mesa estão, desde logo, o preço do azeite ao consumir, mas também os custos de produção, que nos últimos anos se agravaram “devido ao impacto das alterações climáticas na agricultura”. Além dos painéis “preços do azeite: mitos e tabus” e “alterações climáticas: o futuro hoje”, o fórum, que reúne produtores de todo o país, chamou responsáveis da área do turismo para discutir o “olivoturismo/oleoturismo”, uma tendência que está a chegar a Portugal. “É uma oportunidade para os agricultores mostrarem o modo de produção e as potencialidades do azeite”, sublinha Tristão.

O congresso vai decorrer ao longo do dia no Pavilhão Multiusos em Valpaços em simultâneo com a Feira Nacional de Olivicultura, que também acontece nos dias seguintes (18 e 19 de maio), e contará com a presença de José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas.

Além da intervenção de especialistas de várias áreas da olivicultura, o programa incluiu concursos de Azeite Virgem, provas comentadas de azeite DOP e de azeites premiados e apresentação de projetos sobre o olival e o azeite a decorrer em território nacional.

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!