Assine

Clericus Cup 2024

Em dias de europeu, os padres de Vila Real fazem história no futsal

Equipa da Diocese de Vila Real, orientada por Paulo Gonçalves, já venceu por sete vezes. Foto DR

As atenções estão todas concentradas no europeu de futebol, na Alemanha. Todavia, em Portugal, foram os padres de Vila Real os atletas que estiveram em grande plano após a conquista do Clericus Cup 2024, o campeonato de futsal do clero que teve lugar em Viseu, nos dias 1, 2 e 3 de julho.

“Ganhámos pela quinta vez consecutiva”, conta ao 7MONTES, com satisfação, Marco Amaro, pároco da Diocese de Vila Real, que manteve a baliza quase intocada ao longo do torneio. A formação campeã já venceu a prova por sete vezes e quer, no próximo ano, igualar a congénere de Viana do Castelo, que leva oito título em 17 edições.

Se Portugal ainda não contou, na Alemanha, com Cristiano Ronaldo para romper as redes da baliza adversária, a Diocese de Vila Real conta com o padre André Meireles, conhecido como Meira no mundo futebol. Meira, o melhor marcador da equipa, apontou mais de uma dezena de tentos nesta edição do Clericus Cup e até vai à seleção nacional. “É o nosso melhor marcador. Contamos sempre com ele. Quer aqui quer na seleção nacional”, refere Marco Amaro.

Na final da Clericus Cup 2024, a Diocese de Vila Real, que já tinha eliminado a do Porto nas meias-finais (goleada por 7-1), venceu a Diocese de Braga por 5-1, que tinha levado, para a competição, duas equipas (Bracara e Augusta).

O que motiva o grupo de padres, nesta competição, “é sobretudo o convívio”, garante o padre Amaro. “Revemos velhos colegas com quem estudamos juntos, mas também outros padres de outras dioceses, de quem somos amigos. É um grande convívio”, recorda.

Dentro da equipa não há superstição ou rituais dignos de registo. A fé e a crença vão sempre para dentro de campo e fora da competição cumprem, apenas, uma celebração religiosa com todos os atletas e a organização na diocese que acolhe a prova. “Lá dentro, só pensamos em jogar. Uns ganham, outros perdem, mas ninguém se chateia com ninguém”, acrescenta o pároco de Vila Real.

Durante três dias, mais de 100 sacerdotes (das dioceses de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Lamego, Viseu, Guarda e da Congregação dos Padres Vicentinos) jogaram à bola na Cidade Europeia do Desporto 2024. O grande objetivo é testemunhar a vivência da fé no desporto. A próxima competição realiza-se, em 2025, em Vila Nova de Foz Côa, organizada pela Diocese de Lamego.

7MONTES é financiado pelo programa Local Media for Democracy do Journalismfund Europe www.journalismfund.eu

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!