Assine

Produção de vinho

Excesso de produção de vinho preocupa CIM Douro

Produção de vinho no Douro deve aumentar à semelhança do ano passado. Foto DR

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO), Luís Machado, mostrou-se preocupado com a “instabilidade” que se vive na Região Demarcada do Douro por causa da expectativa de uma elevada produção de uva este ano que se segue aos números históricos das vindimas de 2023.

Ouvido à margem de um evento da Associação Douro Histórico, Luís Machado, que também preside à Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, referiu que “a elevada produção de uva vai levar a que muitos agricultores não consigam vender a sua colheita”. “Estamos muito preocupados”, manifestou o autarca, adiantando que a dificuldade de escoamento é “um contrassenso”: “há excelentes produções de vinho na região do Douro, mas depois os produtores não querem ter tanto, porque os stocks estão cheios. E isto não pode continuar”.

Luís Machado espera sensibilizar o Governo e o ministério da Agricultura para as dificuldades dos vitivinicultores e aguarda por “uma medida urgente” e “um plano a longo prazo” para que a região “não passe por mais esta dificuldade”.

O presidente da CIM defendeu, por fim, “uma planificação mais antecipada do negócio”, nomeadamente do volume de Vinho do Porto a produzir.

A Associação dos Viticultores Profissionais do Douro (PRODOURO) já mostrara, em maio, a sua “preocupação” com a sustentabilidade dos produtores. Numa carta aberta ao ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, a organização defendeu como prioridade a gestão da oferta e a valorização da produção.

Numa entrevista ao Público, o ministro revelou disponibilidade para ouvir os agricultores, alertou para o stock de vinho por escoar e defendeu que “terá de haver um travão” nos apoios para novas plantações de vinha.

7MONTES é financiado pelo programa Local Media for Democracy do Journalismfund Europe www.journalismfund.eu

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!