Assine

Após incêndio em Murça

GNR convida crianças a reflorestar para “ajudar a natureza”

Crianças de Murça com o Guarda Natureza, a mascote da GNR. Foto © Filipe Ribeiro

A “preservação e proteção da floresta”, através do apadrinhamento e plantação de árvores autóctones, foi o principal objetivo de uma ação de sensibilização, promovida pela GNR, que juntou 70 alunos das escolas de Murça, numa zona que, em 2022, foi atingida por um grande incêndio que lavrou durante cinco dias.

“Queremos ajudar a natureza!”, atira Tiago, de apenas 10 anos, enquanto participa ativamente na plantação árvores nos terrenos onde, há dois anos, havia uma mancha contínua de mato e floresta. Com a ajuda de Guilherme, ambos do 5º ano de escolaridade, plantam freixos e carvalhos, espécies mais adequadas ao meio onde se inserem, árvores que prometem cuidar quando crescerem. “No futuro vamos cuidar delas”, reforça o aluno, sob o olhar atento do Guarda Natureza, a mascote da GNR.

Júlio, de 11 anos, lembra-se que em julho de 2022 foi notícia um grande incêndio no seu concelho. “Lembro-me de ter começado ao lado da minha aldeia e depois as montanhas arderam todas!” – recorda o jovem aluno, para admiração dos colegas.

Os vestígios do fogo, aliás, ainda estão bem visíveis na paisagem. A área de pinhal, uma espécie resinosa e altamente inflamável, foi dizimada pelo incêndio que devastou milhares hectares de povoamento florestal nos concelhos de Murça, Vila Pouca de Aguiar e Valpaços. Passados dois anos ainda decorrem os trabalhos de retirada do material lenhoso consumido pelas chamas.

Agora, os pinheiros estão a ser substituídos por espécies autóctones, mais resilientes ao fogo, numa ação de reflorestação organizada pelo Comando Territorial de Vila Real da GNR que contou com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), bombeiros voluntários, Município de Murça, Cruz Vermelha e o Agrupamento de Escolas.

A iniciativa, conta o Major Michael Lopes, “centra-se numa ação de apadrinhamento de plantação de árvores pelos alunos. Trata-se de um excelente mecanismo de proteção da floresta que pretende criar laços com os mais novos. É possível demonstrar-lhes a importância que cada um deve ter na prevenção dos incêndios”.

Paralelamente, no distrito de Vila Real, tal como no resto do país, decorre a campanha “Floresta Segura”, através da qual a GNR sensibiliza os proprietários para a limpeza dos terrenos na envolvente de edifícios e localidades- Em maio, a ação passará da sensibilização para a fiscalização. Para já, estão numa fase de sensibilização, até ao dia 16 de abril. “A partir de 1 de maio iremos arrancar com a fiscalização em freguesias prioritárias”, alerta o Major.

70 crianças do Agrupamento de Escolas de Murça participaram na reflorestação. Foto © Filipe Ribeiro

“Ainda há muito para fazer”

A plantação de 100 árvores, que marca simbolicamente o arranque da reflorestação de toda a área ardida, é, para Mário Artur Lopes, presidente da Câmara de Murça, “um pequeno gesto” que pretende “mobilizar os jovens para a necessidade de preservar o espaço natural”. No entanto, adverte, “ainda há muito para fazer”.

O presidente da autarquia lembra que a área a intervencionar tem cerca de 4 000 hectares geridos entre o ICNF e as comissões de compartes para os quais foi desenhado um projeto de intervenção em zona florestal que, além da reflorestação, prevê requalificar as linhas de águas, “para repor ou até melhorar o que existia”.

No final das tarefas do dia de sensibilização, os 70 alunos realizaram uma caminhada desde Mascanho, junto ao local de plantação, até à aldeia de Valongo de Milhais, à Casa-Museu do Soldado Milhões, para uma visita temática.

No grande incêndio de 2022, além da perda de povoamento florestal, foram afetadas 23 aldeias, 14 no concelho de Murça, e um casal, com 69 e 72 anos, morreu, quando estava a sair da aldeia de Penabeice e o carro onde seguia caiu de uma ravina.

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!