Assine

Freixo de Espada à Cinta

Já arrancou o Campeonato Europeu de Pelota

A Comunidade Valenciana, os grandes vencedores do jogo tradicional, em masculinos. Foto © Rúben Castanheiro
A Comunidade Valenciana, os grandes vencedores do jogo tradicional, em masculinos. Foto © Rúben Castanheiro

O Campeonato Europeu de Pelota já começou. De 3 a 6 de abril, Freixo de Espada à Cinta irá receber várias comunidades, nacionalidades e culturas, num evento onde o fair-play está mais em jogo do que a vitória final. A novidade deste campeonato é que, pela primeira vez, foi introduzida uma variante típica de Freixo de Espada à Cinta: a Pelota Tradicional.

Numa altura em que os bichos-da-seda já começaram a sair do casulo, a atração será outra, porque a pelota é um dos jogos com maior preponderância no concelho de Bragança, concelho que coloca 10 atletas na seleção nacional.

“É um jogo de extrema importância para o concelho. Estava desaparecido e desde que começámos a trabalhar, tentamos revitalizar esta tradição, que, atualmente, é um forte atrativo do concelho”, refere Nuno Ferreira, 42 anos, presidente da câmara, licenciado em Educação Física e natural de Freixo.

Por estes dias a prática do jogo da pelota espalha-se por quatro espaços diferentes, tantos quantas as suas as variantes: o jogo internacional, jogado no estádio municipal, a pelota tradicional, jogada no adro da igreja matriz, o llargues, jogado no estacionamento do auditório municipal e o one wall, jogado no ginásio desportivo.

Face a seleções com maior poderio, quer desportivo, quer financeiro, as aspirações nacionais desta modalidade passam por representar bem o país. “Portugal está a fazer a sua participação com toda a clareza, com toda a honestidade e com todo o profissionalismo. Aquilo em que é favorita é ser a equipa fair-play, por saber receber e acolher bem todas as outras comitivas”, acrescenta Nuno. Como forma de incentivo, Nuno Ferreira refere o essencial deste encontro europeu: “O importante é divertirem-se e usufruirem desta festa que é o jogo da pelota”. O Campeonato trouxe a Freixo de Espada à Cinta perto de 200 atletas.

Em relação a vencedores já conhecidos, houve apenas a conclusão das finais, no jogo internacional, com a vitória da Comunidade Valenciana perante os Países Baixos, em masculinos e da de Euskadi, também perante os Países Baixos, em femininos.

Durante o dia 5, vão decorrer as qualificações em pelota tradicional feminina e de llargues, que só tem masculinos, e as finais masculinas e femininas de one wall. Para o sábado, dia 6 abril, estão reservadas as finais de llargues, no masculino, e de pelota tradicional, femininos e masculinos. Nesta última Portugal tem grandes aspirações de pontuar.

Portugal, os grandes favoritos no jogo da "casa". Foto © Rúben Castanheiro
Portugal, os grandes favoritos no jogo da “casa”. Foto © Rúben Castanheiro

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!