Assine

Três dias de festa dos vinhos

Murça à procura do rei dos brancos

Murça quer afirmar-se como a capital dos vinhos brancos da Região Demarcada do Douro. Nos próximos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho, a festa Vinhos Brancos na Praça volta a colocá-la na rota dos grandes vinhos portugueses. Em Sobreira, a sul do concelho, fomos conhecer um projeto familiar que desde 2018 aposta na vinificação com marca própria: Quinta do Cabeceiro.

Branco, Rosé, Tinto, Tinto Reserva e Porto são os vinhos do Cabeceiro. Foto © Filipe Ribeiro

É em Murça que nascem os grandes brancos do Douro atual. A localização em altitude, a natureza dos seus solos e a longa tradição no cultivo de variedades de uvas brancas fazem deste concelho um caso à parte no panorama regional. Em Sobreira, num monte sobranceiro ao rio Tua, ergue-se uma vinha de sete hectares que tira partido de um terroir único, atravessado por um filão de quartzito. “São estas características singulares que distinguem o nosso vinho de tantos outros”, conta ao 7MONTES António Ribeiro, proprietário da Quinta do Cabeceiro.

Este projeto familiar e autossustentável começou pela venda de vinhos/uvas a produtores do Douro – como ainda acontece muito em Murça –, mas em 2018 resolveu criar a própria marca. Desde 1984 que o pequeno produtor, hoje com 68 anos, se dedica à produção vitivinícola: “Sempre produzi vinho. Tinha a prática de fazer o vinho pelos métodos tradicionais, praticamente sem tratamentos. Agora é diferente. Fazemos seleção de castas, o processo é todo acompanhado… o resultado é outro”. E em todos estes procedimentos destaca e enaltece o trabalho da enóloga Gabriela Canossa.

António refere que a Quinta do Cabeceiro começou com uma produção de apenas 600 garrafas de vinho branco, obtidas ainda pelos processos típicos do sistema tradicional. Depois, seguiu-se o tinto e o rosé. Este último, ao contrário do que se possa pensar, “é feito de uvas tintas”. O sistema de fermentação é de “bica aberta”, tal como o branco, cujo mosto fermenta fora do lagar, ou seja, separado das partes sólidas da uva. “Quanto menos tempo estiver em contacto com a uva, menos cor retém”, explica.

O vinho, após um período de estágio em pipas de carvalho, chegou, finalmente, ao mercado. E a recetividade surpreendeu o produtor. “Destacar-se no meio de tantos vinhos era muito difícil. Há uma grande panóplia de marcas de vinhos no mercado. Mas não foi sorte. Foi o vinho que se impôs pela qualidade que realmente tem”, garante António Ribeiro.

A aposta no Vinho do Porto também surpreendeu os pares pela escassa produção. É, de resto, o entreposto fiscal mais pequeno da Região Demarcada do Douro e um dos poucos do concelho. “Fazemos aproximadamente 2.200 litros de Vinho do Porto por ano. São quatro pipas”, adianta o produtor, que em 2021 começou por vender um terço da primeira colheita, de acordo com o permitido, uma vez que este vinho só pode ser comercializado a partir do terceiro ano.

Para apreciar o branco da Quinta do Cabeceiro e muitos outros vinhos, nada melhor do que passar por Murça nos próximos dias.

Vinho do Porto envelhecido em pipa de castanho. Foto © Filipe Ribeiro

Festa Vinhos Brancos na Praça

O centro histórico de Murça acolhe, no próximo fim de semana, com início na sexta-feira à tarde, a segunda edição da festa Vinhos Brancos na Praça, coincidindo com a comemoração dos 800 anos do primeiro foral atribuído pelo Rei D. Sancho II ao concelho.

São três dias de festa ao ar livre que contarão com a presença de produtores durienses, com eventos culturais e provas de vinhos. “Os vinhos brancos estão na moda e a nossa região ‘está bastante à frente’. Há uma crescente tendência para consumir vinhos mais frescos, mais leves e menos alcoólicos, e os vinhos com origem em Murça têm frescura, equilíbrio, elegância e alma”, explica Mário Artur Lopes, presidente da Câmara Municipal de Murça.

Estes e outros vinhos de referência vão estar, de resto, em destaque nas duas provas comentadas que os jornalistas e críticos João Paulo Martins (Expresso e revista Grandes Escolhas) e Pedro Garcias (Público) irão coordenar: uma dedicada a grandes brancos do mundo e outra a grandes brancos portugueses. Ambas as provas realizam-se no sábado, dia 1 de junho. “Vamos repetir estas provas, dado o sucesso e a importância que alcançaram na primeira edição, para que os produtores locais possam provar grandes vinhos brancos de todo o mundo e, assim, alargar o conhecimento e tomar consciência da sua realidade em comparação com outras regiões, bem como das tendências a seguir”, explica Mário Artur.

Entre os produtores de Murça estarão as Caves de Murça, a Quinta de Porrais (Casa Santos Lima), Águia Moura, Monte de S. Sebastião, Casa Agrícola Borges, Casa Boal, Bichoso Winemakers, João Bessa, Casa Castro Malheiro e a Quinta do Cabeceiro.

O foco, agora, continua Mário Artur, passa por “construir caminhos de valorização conjunta e apostar cada vez mais na exportação”, sempre com a ideia de “acrescentar valor ao nosso principal produto, que é o vinho, sem esquecer todos os outros produtos típicos do concelho”.

Uma das apostas da feira-mostra Vinhos Brancos na Praça, passa, aliás, pela associação dos vinhos à comida, através da presença de vários restaurantes/cozinhas locais e de produtores de azeite, enchidos, queijo e dos famosos doces Toucinho do Céu e Queijadas de Chila, duas especialidades locais.

A harmonização dos vinhos brancos de Murça com a comida local/regional vai ser aliás o tema da prova que João Paulo Martins e Pedro Garcias vão coordenar logo na abertura da festa (dia 31, às 19h00). A Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça vai também fazer uma prova sensorial dos vários perfis de azeite com vários produtos da gastronomia.

Todas as provas são de acesso gratuito e têm lugares limitados, sendo obrigatória a inscrição antecipada (através do e-mail greengrape@greengrape.pt).

Festa dos Brancos em Murça regressa para a 2ª edição. Foto DR

7MONTES é financiado pelo programa Local Media for Democracy do Journalismfund Europe www.journalismfund.eu

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!