Assine

28 e 29 de junho, em Chaves

No Alto Tâmega e Barroso tanto nasce água medicinal como se faz vinho

O que têm em comum a água e o vinho do Alto Tâmega e Barroso? São ambos produtos endógenos que estarão à mostra em Chaves, na Alameda do Tabolado, em mais de três dezenas de expositores, na segunda edição do Aqua Wine Fest, entre 28 e 29 de junho.

Evento que junta água e vinho do Alto Tâmega e Barroso decorre em Chaves neste fim de semana. Foto © DR

Isabel Sarmento, Ricardo Sá Fernandes e João Morais Sarmento partilham, entre si, mais do que laços familiares. Os três produtores de vinhos, com propriedades no concelho de Chaves (em Santo Estevão, Selhariz, Oura, Faiões e Vila Verde da Raia) uniram-se em 2013 para criar um vinho único, cujo nome se inspira num romance de cavalaria do transmontano e ascendente da família Francisco de Moraes: o Palmeirim D’Inglaterra.

A obra, elogiada por Cervantes em Dom Quixote, dá nome ao vinho que já foi premiado por diversas vezes ao longo dos anos, nas variedades de branco, rosé, tinto colheita e tinto reserva. “Como somos primos e temos vinhas em três sítios diferentes do concelho de Chaves, que é uma sub-região vitivinícola de Trás-os-Montes, resolvemos juntar o vinho numa única produção que fica numa adega em Oura”, conta ao 7MONTES Isabel Sarmento.

O resultado é uma marca que coloca no mercado cerca de 20 mil garrafas por ano, com a maioria da produção a ser escoada para a zona de Lisboa. A ela está associada um projeto turístico, que conta com provas de vinhos. “Com o projeto de produção de vinho surgiu também uma oferta hoteleira. São as Casas de Selhariz” acrescenta a produtora vitivinícola, referindo-se a uma unidade de alojamento local que preserva o estilo de casa tradicional transmontana em meio rural.

 

Carvalhelhos aposta em nova garrafa

O Alto Tâmega e Barroso é um território de vinhos, mas sobretudo de águas. Em Boticas, na localidade de Carvalhelhos, brotam águas com propriedades medicinais. Foram descobertas em meados do século XIX, em ambiente preservado na serra do Barroso.

As duas fontes de Carvalhelhos, batizadas de Lucy e Stella, em homenagem às filhas do fundador da empresa, são conhecidas há mais de 150 anos. Admite-se, hoje, que as termas das Caldas Santas de Carvalhelhos já fossem conhecidas antes dos romanos, como o comprovou a descoberta, nos anos 50 do século passado, do Castro de Carvalhelhos ou “Castelo os Mouros”, como também é conhecido, pelas escavações realizadas no local.

A presença no certame Aqua Wine Fest, em Chaves, é, para Elsa Pereira, diretora de marketing da Águas de Carvalhelhos, uma forma de divulgar a marca, que tem distribuição nacional, num evento dominado pela promoção de vinho. “Ainda há quem não conheça a nossa oferta de águas, por isso é muito importante estar presente”, garante ao 7MONTES a representa de uma das três marcas de águas com presença confirmada no evento.

A empresa vai aproveitar o Aqua Wine Fest, onde já esteve presente na última edição, para apresentar a nova embalagem de vidro da água com gás natural. “Será uma forma de mostrar aos clientes a mudança nessa garrafa, que é inovadora”, acrescenta.

Vinhos com forte presença na II edição do Aqua Wine Fest. Foto © DR

Mais de 30 expositores e algumas novidades

A organização – a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) em parceria com o Município de Chaves e a Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes –, pretende “reforçar a promoção integrada da região do Alto Tâmega e Barroso, através de dois dos seus principais recursos: o vinho e a água” e espera receber três mil visitantes nos dias 28 e 29 de junho.

A decorrer na Alameda do Tabolado, o Aqua Wine Fest apresenta mais de três dezenas de expositores, 27 dos quais dedicados aos vinhos produzidos na região. Estarão representados alguns dos mais importantes produtores e engarrafadores do território, com chancela DOC Trás-os-Montes e Regional Transmontano, além de propostas produzidas na região sob o selo dos Vinhos Verdes. O Super Bock Group, as Águas de Carvalhelhos e as Águas Campilho Vidago – empresas responsáveis pela exploração das águas da região – também marcarão presença no certame, que contará ainda com um stand da CIMAT representando os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

A 2ª edição do Aqua Wine Fest visa “promover os produtos locais e dinamizar a economia regional, proporcionando uma plataforma de divulgação e interação entre produtores, restauração e consumidores”. “A nossa expectativa é duplicar o número de visitantes, atrair os nossos vizinhos espanhóis e transformar este espaço não apenas num local de exposição, mas também num ponto de networking e fomento de negócios e parcerias estratégicas. Este ano, ampliámos o horário e aumentámos a oferta de produtores, demonstrando o nosso compromisso com a evolução contínua e o fortalecimento do setor,” adianta Ramiro Gonçalves, primeiro secretário executivo da CIMAT.

A valorização da excelência dos produtos endógenos é, de resto, um dos grandes objetivos do certame que pretende “ajudar os produtores a comercializarem os seus produtos através de cadeias curtas de distribuição e de mercados de proximidade,” e “sensibilizar os profissionais da restauração para darem preferência aos vinhos e águas locais nos seus estabelecimentos.”

Nesse sentido, o Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso, em Chaves, foio transformado “num espaço de networking para encontros e provas de vinhos entre profissionais da restauração e produtores”.

Este ano há novidades gastronómicas, com restaurantes, bares e cafés da Alameda do Tabolado a associarem-se à festa, convidando os visitantes a degustar as iguarias da região. Em ambos os dias a animação musical, com música ao vivo e DJs, vai prolongar-se até às 2 horas da manhã.

O Aqua Wine Fest é um evento de carácter anual que decorrerá alternadamente em Valpaços e Chaves, municípios que detêm a maior parte da produção vitivinícola do território do Alto Tâmega e Barroso.

Certame terá mais de 30 expositores. Foto © DR

7MONTES é financiado pelo programa Local Media for Democracy do Journalismfund Europe www.journalismfund.eu

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!