Assine

“Lua Cheia, Arte na Aldeia”

Peripécia Teatro recorda “operários-artistas” em período de opressão

Em cena, há operários que, nas (escassas) horas livres, são atores. Foto DR

Nos 50 anos do 25 de Abril, a Peripécia Teatro sobe ao palco com “A Peça (Em 4 Turnos)” que recorda uma história sobre “opressores e oprimidos”, com “operários-artistas” como personagens principais. O espetáculo, inserido no ciclo cultural “Lua Cheia, Arte na Aldeia” será apresentado no Centro Cultural e Recreativo de Benagouro, em Vila Real, na noite (de lua cheia) de 24 de abril, e está “impregnado de um espírito de liberdade”, conta ao 7MONTES Sérgio Agostinho, responsável pela Peripécia Teatro.

A produção original da companhia, que se estreou em 2022, foi inspirada num grupo de operários têxteis que trabalhava em fábricas do Vale do Ave na década de 70 do século passado. “Os operários criaram um grupo de teatro, imbuídos nesse espírito de libertação, mas também com um propósito político”, acrescenta. Assim, a “A Peça (Em 4 Turnos)” é “um convite a refletir acerca da liberdade, homenageando o esforço e coragem dos ‘operários-artistas’ e de todos os artistas amadores”. Em cena, “há operários que, nas (escassas) horas livres, são atores – ou pretendem sê-lo”.

A peça será apresentada no Centro Cultural e Recreativo de Benagouro, às 21h da véspera do dia da revolução. Os bilhetes têm um custo de cinco euros e já estão disponíveis para venda. O espetáculo é aconselhado a pessoas com deficiência visual, é traduzido em Língua Gestual Portuguesa e tem é apoiado por um serviço de Babysitting Gratuito.

A Peripécia Teatro, uma cooperativa cultural sem fins lucrativos, que em 2007 se estabeleceu numa aldeia do concelho de Vila Real, promove, pelo 10º ano consecutivo, o ciclo “Lua Cheia, Arte na Aldeia”, que ganha vida a cada 29 dias, nas noites de lua cheia.

Este ano é foi a primeira vez em que as atividades se iniciaram em janeiro e se prolongam até à última lua cheia do ano, em dezembro. A ideia de ligar a arte ao ciclo lunar surgiu pela proximidade da companhia às comunidades rurais do concelho de Vila Real.

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!