Assine

Favaios, Alijó

Quanta Terra traz arte e cultura à região do Vinho do Porto

Foi com uma exposição, que inclui uma obra de Vhils, e a conferência “Vinho e Cultura: estratégias para valorização do Interior”, que a empresa produtora de vinhos Quanta Terra assinalou em Favaios, concelho de Alijó, os 25 anos.

Exposição de Underdogs alia arte ao vinho no edifício da Quanta Terra. Foto © Filipe Ribeiro

É numa antiga destilaria em Favaios, adquirida à Casa do Douro e depois requalificada, que agora são armazenadas produções culturais que criam uma simbiose perfeita entre o vinho e a arte. Depois de Joana Vasconcelos, com quem a Quanta Terra inaugurou o espaço em 2022, é agora a vez de Alexandre Farto (Vhils) assinar um dos quadros que compõem a exposição Técnica Ancestral, com um total de 12 obras, com curadoria da plataforma Underdogs.

“Vhils assume-se como arqueólogo moderno nas cidades”, considera Margarida Mata, da Underdogs. Nesta exposição a curadora pensou na dualidade entre a ancestralidade e a modernidade, ligando-as à produção vitivinícola do Douro. “No quadro de Vhils está patente uma técnica desenvolvida por ele que é a colagem de várias camadas de cartazes de rua. Depois, foi escavada a superfície para relevar um rosto anónimo que ficará cristalizado no tempo”, adianta Margarida, realçando a propriedade “metafórica, poética e conceptual” do quadro.

Não foi, no entanto, com o intuito de expor arte, abrindo as portas ao turismo, que a antiga destilaria foi comprada em 2015. O objetivo era fazer do edifício – um espaço centenário, outrora usado para armazenar aguardente, com capacidade para 100 mil litros – uma adega. “A Quanta Terra foi, ao longo de 23 anos, uma empresa de vinhos que funcionava com adega virtual, isto é, comprávamos uvas e vinificávamos em casas de amigos”, começa por explicar ao 7MONTES Jorge Alves, um dos sócios. “A nossa intenção, quando adquirimos a destilaria, foi construir uma adega, mas acabamos por transformar o edifício num espaço dedicado ao estágio de vinhos e à cultura para fruição pública”, continua o produtor.

Conferência “Vinho e Cultura: estratégias para valorização do Interior”. Foto © Filipe Ribeiro

A empresa, que produz 65 mil garrafas de vinho anualmente, dedica-se também à atividade turística. Em 2023 passaram pelo espaço da Quanta Terra 900 visitantes, um projeto que mereceu uma distinção nos prémios Best of Wine Tourism, na categoria de Arte e Cultura. A futura adega vai surgir mesmo ao lado, com 150 metros quadrados, resultado de um investimento de 200 mil euros. As exportações representam 35 por cento do negócio da empresa, com um volume de negócios anual de 600 mil euros, com vendas para os Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Suíça, Suécia e Singapura.

A conferência, que acompanhou a inauguração da exposição, surge como “uma forma de união das forças do Norte, para o desenvolvimento destes territórios”. “À semelhança da inauguração, em 2022, em que também tivemos aqui uma conferência, pretendemos chamar a atenção do poder político e das entidades públicas para que percebam a nossa motivação e a capacidade que temos de ir mais além”, refere.

O encontro, moderado por Manuel Carvalho (Público), teve como convidados Teresa Albuquerque (Fundação Casa de Mateus); Emídio Gomes (reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro); Jorge Sobrado (responsável pela área da Cultura e Património da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) e Luís Pedro Martins (Turismo Porto e Norte de Portugal).

Os constrangimentos vividos no Douro relativamente à produção de vinho, como a falta de mão de obra, que decorre do despovoamento, os custos de produção e as novas tendências do mercado, no qual se inclui o turismo, foram alguns dos temas debatidos.

Quanta Terra comprou e requalificou antiga destilaria da Casa do Douro. Foto © Filipe Ribeiro

7MONTES é financiado pelo programa Local Media for Democracy do Journalismfund Europe www.journalismfund.eu

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!