Assine

Concurso internacional reúne 150 conjuntos

Saltos de obstáculos a cavalo regressam às Pedras Salgadas

Concurso de Saltos de Pedras Salgadas é um dos mais antigos do país. Foto © Filipe Ribeiro

O Centro Hípico de Pedras Salgadas recebe, neste fim de semana, de 7 a 9 de junho, o maior evento equestre de Trás-os-Montes e Alto Douro, com a participação de 150 conjuntos oriundos de 10 países. O concurso de saltos de obstáculos, que pontua para o ranking da Federação Equestre Internacional, pretende “devolver o espírito equestre” àquela “vila termal”, onde as provas de equitação têm uma tradição de quase um século.

Em 1929 era lançada, no recém-construído Hipódromo das Romanas, a primeira prova equestre de saltos de obstáculos, exclusiva a militares. “O prestígio de uma das competições mais antigas de Portugal, recebe, desde então, rasgados elogios pela pista de relva natural e pelo enquadramento paisagístico”, confirma o organizador do concurso deste ano, Filipe Pimenta.

Entre períodos de edições sucessivas, mas também de interregnos, o Concurso Hípico das Pedras Salgadas foi vencendo os obstáculos da interioridade com “excecionais condições de realização”. António Spínola, primeiro Presidente da República no pós-25 de Abril de 1974, marcou presença em várias edições e chegou mesmo a apelidar o hipódromo das Romanas de “Oásis Hípico”.

Chegados ao século XXI, a autarquia local quis “resgatar a tradição equestre na Vila Termal” e resolveu requalificar o espaço, dotando-o de outras valências, como boxes para alojamento de cavalos, picadeiros e espaços sociais. Desde que foi reinaugurado, em 2016, tem recebido provas equestres internacionais, mas a pandemia veio “travar” a dinamização do espaço. Regressa, agora, para mais uma edição, “com perspetivas de muito sucesso”.

Para a presidente da Câmara, Ana Rita Dias, o Concurso de Saltos Internacional (CSI) de Pedras Salgadas “não é, apenas, um evento equestre histórico com muito simbolismo, é agora um importante acontecimento económico que dinamiza vários setores da região”.

As competições realizam-se durante o fim de semana, começando pelas provas nacionais e terminando com o Grande Prémio, no domingo, às 16h00. A nível cultural, é de destacar a Gala Equestre no dia 8 de junho, às 21h30, com especial relevo para a apresentação do cavalo lusitano.

O Centro Hípico de Pedras Salgadas foi recentemente distinguido pela Federação Equestre Portuguesa como centro de formação e exame com a distinção de duas estrelas, estando apto para a realização de Exame de Sela 4, elevando assim as competências nos serviços prestados ao setor equestre.

7MONTES é financiado pelo programa Local Media for Democracy do Journalismfund Europe www.journalismfund.eu

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!