Assine

Ligação aérea em risco

Sevenair ainda não recebeu o valor do ajuste direto para manutenção da linha

Sevenair voa atualmente entre Bragança e Portimão. Foto DR

O ajuste direto entre o anterior Executivo, liderado por António Costa, e a Sevenair venceu a 7 de junho, mas o atual Governo aguardava uma resposta do Tribunal de Contas para prolongar o contrato, até ser conhecido o resultado do concurso público, informou Carlos Amaro, da operadora. Para já, o valor em dívida referente ao ajuste direto está por pagar.

“Depois de uma série de conversações do secretário de Estado das Infraestruturas e o ministro Adjunto e da Coesão Territorial foram dadas garantias de que o processo de adjudicação será concluído nos próximos dias”, informou o administrador da Sevenair, adiantando que “já foi dado cabimento orçamental para que a linha não se interrompa”.

Depois de um período de concessão, que terminou neste ano, foi feito um ajuste direto por 750 mil euros entre 31 de março e 7 de junho. No entanto, segundo Carlos Amaro, “o valor ainda não foi pago”, o que deixa a empresa numa situação “muito complicada”.

“Ainda há uma dívida grande do Estado para connosco, o que pode pôr em causa a continuidade do serviço, mas vamos esperar para ver se se concretiza nos próximos dias”, admite o administrador, que reconhece: “sabemos que há sempre alguns atrasos do Estado a pagar e a transição do Governo não ajudou”. Carlos Amaro admite, por fim, que “continuar a operar sem receber” pode deixar a empresa numa situação financeira “muito delicada”.

Refira-se concurso público internacional para atribuir a ligação aérea Bragança-Lisboa- Portimão só foi aberto em abril e pode demorar, no mínimo, meio ano até à adjudicação. O que significa que, muito provavelmente, a concessão só será atribuída no final do ano.

A concessão está prevista por quatro anos, no valor de 13,5 milhões de euros (3,75 milhões/ano). Desde o final da concessão, a Sevenair apenas voa para Vila Real e Bragança às segundas e sextas.

7MONTES é financiado pelo programa Local Media for Democracy do Journalismfund Europe www.journalismfund.eu

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!