Assine

Peripécia Teatro

Teatro vai à aldeia nas noites de lua cheia

A Peripécia Teatro, companhia que completa 20 anos em 2024, promove a partir de hoje o ciclo cultural “Lua Cheia, Arte na Aldeia”, em Benagouro, no concelho de Vila Real, uma ação que parte do teatro, mas que inclui também música, dança, cinema e exposições de arte.

Peripécia Teatro
Atores que fundaram a Peripécia Teatro. Foto DR

O ciclo, que acontece pelo 10º ano consecutivo, ganha vida a cada 29 dias no Centro Cultural e Recreativo de Benagouro, nas noites de lua cheia. “Celebramos dez anos desde que foi apresentado o primeiro espetáculo em noite de lua cheia e que viria a mudar a forma como o público, os aldeãos e os artistas olham para as aldeias no que toca à fruição e prática artísticas”, afirma Sérgio Agostinho, responsável pela Peripécia Teatro, adiantando que o ciclo procura desenvolver uma programação regular em ambiente rural.

Este ano é a primeira vez que as atividades se iniciam em janeiro e se prolongam até à última lua cheia do ano, em dezembro. A ideia de ligar a arte ao ciclo lunar surgiu pela proximidade da companhia às comunidades rurais do concelho de Vila Real. Diz Sérgio Agostinho: “Estávamos à procura de uma regularidade e pensamos no ciclo lunar, que é o calendário mais antigo, ligado à natureza e à vida no campo, e como a programação acontece em meio rural…”.

A Peripécia Teatro é uma cooperativa cultural sem fins lucrativos, fundada em 2004, que em 2007 se estabeleceu na aldeia de Coêdo, no concelho de Vila Real. Foi fundada por três atores – Noélia Dominguez, Ángel Fragua e Sérgio Agostinho – e nela trabalham oito permanentes. Realiza criação de autoria original, assente essencialmente no trabalho de interpretação.

A primeira proposta cultural do ciclo cultural “Lua Cheia, Arte na Aldeia” acontece hoje, dia 26 de janeiro, às 21h00, na primeira lua de 2024, com o espetáculo “O Guardião do Rio”, de Palmilha Dentada.

Primeiro espetáculo acontece na noite de sexta-feira, com Palmilha Dentada. Foto DR

 BENAGOURO, VILA REAL

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!