Assine

Editorial

Trás-os-Montes no centro

Poderíamos começar pelo lado sombrio: não estão fáceis os tempos para o jornalismo nem para os média em geral nem para o rigor e a seriedade noticiosos. Tudo desaconselharia o lançamento de uma nova experiência que pretende afirmar o jornalismo, o rigor da informação e a busca de histórias que tragam rostos, densidade e vontade de futuro à praça pública.

A imprensa local e o jornalismo de proximidade têm sido, em Portugal, parentes ainda mais pobres dessa realidade dramática que tem atingido o jornalismo em geral e o português, em particular. Apesar de, no país, terem surgido nos últimos anos novos ou renovados títulos de jornalismo local que dão cartas na vontade de afirmar precisamente a proximidade às pessoas, a seriedade na informação e a proposta de caminhos de futuro.

É neste quadro entre a angústia e a esperança que 7MONTES surge e se apresenta. Fruto de uma iniciativa sem fins lucrativos lançada pelo 7MARGENS e selecionada no passado mês de dezembro para receber o financiamento do programa europeu Local Media for Democracy, este novo jornal digital terá o seu foco na realidade de Trás-os-Montes e pretende, através das notícias, entrevistas e histórias que contará, “apoiar a capacidade de gerar futuro” naquela que é uma das regiões mais isoladas de Portugal. Fazendo-o com rigor, norteado pelos princípios deontológicos do jornalismo, na atenção à vida das pessoas e às suas preocupações, bem como a histórias e experiências que valham a pena dar a conhecer. Queremos, por isso, colocar bem no centro a margem que a região tem sido.

Seremos mais uma voz a juntar aos média que, com tenacidade, têm procurado, em Trás-os-Montes, manter viva uma região que o despovoamento e a desertificação têm causticado. Procuraremos fazê-lo com outras ideias, um contributo próprio, mas com o mesmo horizonte de tentar dar futuro a uma zona que, apesar de tudo, manifesta vivacidade, diversidade e tenacidade em vários âmbitos: aí estão, como exemplos, as escolas superiores de Bragança e Vila Real, a revitalização de tradições ou o surgimento de novas expressões culturais, o aparecimento de áreas de negócio inovadoras ou novas experiências religiosas.

Esta nova publicação tem um horizonte temporal – assim o determina a proposta apresentada ao programa europeu. A não ser que empresários, mecenas, pessoas da região entendam que ela tem méritos para poder continuar, ajudando a financiar os seus custos e a Redacção do 7MONTES.

Queremos chegar aos que vivem mais isolados, através do reforço do conhecimento, da identidade, da solidariedade e da resiliência de quem vive na região, recorrendo ao uso simplificado das mais modernas formas de comunicação. Para isso contamos que cada um que receba a nossa newsletter e veja as nossas notícias e reportagens as partilhe com outros.

Hoje sai a público um projeto de comunicação sem estrondo. Queremos que ele seja, sobretudo, um espaço de encontro de transmontanos ávidos da novidade que se desenha no seu território e interessados em projetar no futuro tradições, cultura e sentires que só eles transportam. Para isso nasceu o 7MONTES.

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!