Assine

Carrazeda de Ansiães

Uma visita guiada pelas ruínas do castelo

Vista aérea das muralhas e do castelo de Ansiães. Foto © DR
Vista aérea das muralhas e do castelo de Ansiães. Foto © DR

Quem passa em Lavandeira, para os lados da Estrada Municipal 632, não consegue logo descortinar onde se situa o Castelo de Ansiães. Só consegue observar as muralhas, no meio da paisagem envolta à estrada. Quem o quiser descobrir, terá de pôr os pés ao caminho e desvendá-lo, porque o carro ou o autocarro só chegam à primeira muralha. E para o visitar como deve ser, é necessário entrar em contacto com a Loja Interativa de Turismo de Carrazeda de Ansiães.

A visita guiada começa na Igreja de S. João Batista, ainda fora das muralhas do castelo, onde se encontram sepulturas escavadas na rocha. Depois, segue-se uma caminhada pela primeira cerca de muralha, onde se encontram vestígios da zona habitacional da antiga povoação de Ansiães e a Igreja de S. Salvador, um dos monumentos nacionais do românico português. É o apelidado Circuito de Visitação do Património Religioso, dividido entre a rota do românico e a rota do barroco. Em seguida, a visita termina com a passagem pela segunda cerca de muralha, o último reduto defensivo do castelo, onde se encontravam as estruturas militares e a cisterna.

“Conta-se a história do local, destacando-se os cinco forais atribuídos às figuras mais conhecidas, nascidas em Ansiães, como Lopo Vaz de Sampaio e descrevem-se outros pontos, como a igreja românica de S. Salvador, que se destaca pelo portal ser um dos mais completos a nível nacional”, descreve Nélson Tito, 34 anos, licenciado em turismo e especializado em História da Arte, Património e Turismo Cultural e uma das pessoas responsáveis pelo agendamento de visitas guiadas. O guia inclui uma aplicação, Visit Carrazeda, que disponibiliza um guia digital, para que se possa usufruir da visita, sem ter um guia presencial. Graças à aposta da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães em dar vida aos monumentos que fazem parte da identidade da região, o castelo, só no último ano, registou 8 500 visitantes.

O Castelo de Ansiães vê passar, no seu interior ou à sua beira, dois eventos com bastante cotação na região. O Ansiães Douro Trail, que se realizou em outubro de 2023 e o Torneio Medieval de Ansiães, que irá começar a 31 de maio e termina a 2 de junho, são os dois acontecimentos mais significativos que acontecem dentro ou nas imediações do castelo. No Torneio Medieval são recriadas várias lutas, a pé ou a cavalo, próprias daquele tempo, bem como dadas aulas de esgrima ou de tiro ao alvo.

Estas iniciativas “são formas de potencializar o local e de o dar a conhecer e, ao mesmo tempo, movimentar a economia local, atrair visitantes, e transmitir e preservar a identidade e a história de um povo”, refere Nélson.

A fim de dar a conhecer outras atividades de interesse turístico, o mapa do sítio conta, no canto superior direito, em poucas palavras a história da “fundição de sinos” que está enterrada na nave da igreja de S. João Batista, tapada para garantir a sua preservação.

A fundição “consistia na criação do molde ou “macho” e capa, em barro, além da “camisa” ou “falso sino” em argila fina. Após a cozedura destes, a capa era removida e o “falso sino” destruído, criando o espaço vazio interno para a fundição do sino. O molde e capa eram então colocados na fossa de fundição e enterrados, para evitar que as altas temperaturas do bronze campanil, quando vertido para o interior, os quebrassem e para que este não fissurasse durante o arrefecimento. Retirado e quebrado o molde para realizar os acabamentos, o sino era colocado no campanário marcando a paisagem sonora das populações locais”, descreve Nélson que se orgulha do facto de Carrazeda ser um concelho que procura cada vez mais “preservar a memória” [ver 7MONTES]

O castelo é uma das principais atrações de Carrazeda de Ansiães. Foto © DR
O castelo é uma das principais atrações de Carrazeda de Ansiães. Foto © DR

Escreva à redação

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!